terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O meu Avental Multifunções!

Vou para a cozinha e ponho o meu avental. Começo as tarefas do fogão, da loiça, da mesa.
Toca o telefone e com o meu avental colocado, vou ouvindo uma amiga angustiada e ansiosa por alguém que a saiba e consiga ouvir.
Dou-lhe algumas respostas (poucas) de consolo e esperança, e volto ao refogado. Acrescento o arroz e reduzo o lume. Enquanto coze, venho ao computador procurar notícias das crianças e/ou de alguma amiga, ou dar uma espreitadela aos jornais.
Ups! O arroz está quase a esturrar! Lá vou eu e o meu avental, a descer escadas à pressa. Cuidado! Acalma-te, ainda cais! Falo para mim própria.
 
Toca a porta e pergunto quem é. Esqueço-me que tenho colocado o meu avental e abro a porta ao carteiro. Assino os registos.
 
E agora? São horas de almoçar e não vem ninguém! Lembro-me entretanto que é dia de semana.
Estou só. Posso almoçar. Acompanham-me as notícias da tv e o meu passarinho a competir com a o seu estridente chilrear.
Ainda com o meu avental, vou comendo, ouvindo as notícias, pensando o que estarão a almoçar as minhas crianças que (já são grandes, mas sempre penso que possam não ter almoço) e em mui...tas outras que sendo pequenas nem terão nada para comer! Levanto-me, arrumo o prato e dou um jeito à bancada da cozinha.
Finalmente, depois de todas estas actividades matinais, retiro o meu avental. Saio e vou para as minhas actividades lúdicas ou tratar de assuntos exteriores.
Final da tarde, regresso a casa. Volto a colocar o meu ''avental multifunções'' e finalmente janto acompanhada. A minha muito valiosa companhia de já muitos anos! Minutos depois o meu avental volta ao seu cabide. Amanhã o dia promete não ser muito diferente...!
Não muito longe vão os dias em que tudo era muito mais agitado, o almoço era comido em pé, tarde e a más horas, o passarinho chilreava sózinho, em casa.
Pelo que tenho, pelo que vivi, DEUS SEJA LOUVADO!
Fátima Dias

1 comentário:

  1. Fá, gostava de ser esse avental....quantas belas e boas :):):)!!!histórias terá para contar...:):):) Em muitas coisa me revejo...pois afinal somos da mesma era!!!

    Muito fixe!

    Maria Guida

    ResponderEliminar